domingo, 20 de julho de 2014

Tamar: Recorde de preservação de ninhos de tartarugas no Estado do RN

A temporada 2013/2014 do Projeto Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já identificou 956 ninhos de tartarugas marinhas no litoral sul do RN, desde o início do monitoramento, há 14 anos.
Segundo o coordenador nacional do Centro Tamar/ICMBio, João Carlos Alciati Thomé, cerca de 86 mil filhotes devem nascer sob proteção.
A informação é publicada pelo site da Agência Petrobras de Notícias.
O monitoramento é realizado ao longo de 42 km das seguintes praias entre Natal e a divisa com a Paraíba: Barreira do Inferno (municípios de Natal/Parnamirim), Malembá (Senador Georgino Avelino), Pipa e Sibaúma (Tibaú do Sul), Barra do Cunhaú (Canguaretama) e Baía Formosa.
Diferentemente de outras regiões, nesses locais o período reprodutivo tem início em novembro, com os últimos ninhos eclodindo nos meses de julho e agosto.
Todas as espécies de tartarugas marinhas já foram observadas desovando na região.
No entanto, cerca de 98% dos ninhos são da espécie tartaruga-de-pente, que mais sofre ameaça de extinção no Brasil e no mundo.
Os 956 ninhos identificados pelo projeto demonstram que as praias do litoral sul potiguar são muito importantes para a manutenção da tartaruga-de-pente no país, com maior densidade de desovas no Atlântico Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário