quarta-feira, 6 de março de 2013

Os estudantes e “Che” Guevara

Os estudantes de Assú e região reavivaram hoje (05) instantes históricos da juventude brasileira.
Quem viveu a época dos caras pintadas no “Fora Collor” e as campanhas do presidente Lula – e o PT local, hein? – “sem medo de ser feliz”, não teve como não recordar com o ato vivido na noite desta terça-feira em frente à sede da Câmara Municipal.  
Desassombrados, os jovens foram às ruas e relembraram, com destemor e vibração, manifestações de confronto contra ideais despóticos e totalitários que tantos registros possuem ao longo da história da humanidade.
Segmentos outros são submissos, indiferentes, amordaçados ou desencorajados?
Que sejam!
Mas, os jovens estudantes não.
Hoje, mais do que nunca, eles simbolizaram estoicamente a resistência e a valentia ante os que querem se impor colocando a vontade do povo debaixo de seus pés.
E, na busca do direito de pavimentar seus sonhos, construir seu futuro e conquistar o amanhã, os estudantes despojaram-se dos fantasmas do medo, da opressão e da tirania.
A população testemunhou tudo, com um misto de admiração, respeito e compreensão.
Sim, por que todos, de uma forma ou de outra, possuem uma pessoa - um irmão ou irmã, amigo ou amiga, vizinho ou vizinha, conhecido ou conhecida - que está sofrendo com a ameaça visível de talvez ter prejudicado seu ensino técnico ou universidade, conseguidos com tanta dificuldade e inúmeras noites insones, para estudar com afinco e para orgulhar a si próprios e suas famílias - que também tiveram sua cota de sacrifício para vê-los vencer na vida.
Guardadas as devidas proporções, não vejo exagero nenhum em dizer que, se fosse vivo, o mítico Ernesto “Che” Guevara teria optado por estar ombro a ombro com os estudantes na noite de hoje.


Até porque, como ele próprio disse: “Se tremes diante de qualquer injustiça, estejas onde for, então somos companheiros!”.


Ou ainda: “Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera”.
Nada mais precisa ser dito...

3 comentários:

  1. Hola amigo, voy a hablar en español, kkk. Descubrí com mucha alegría su blog. Creo que es una "vergonha" que la "prefeitura de Assú" no proporciones ómnibus para los estudiantes. Que pan que no estaba en Assú!!.

    Abracos

    ResponderExcluir
  2. O Prefeito vai amargando índices de Impopularidades jamais vistos na História do Assu. Nunca um homem público da cidade experimentou uma queda tão vetiginosa em sua popularidade como Ivan Junior. Uma verdadeira queda livre.

    E por que tamanha queda? Porque logo após a eleição o povo percebeu que o Prefeito tinha armado mais uma de suas enganações.

    Ele que se notabiliza por já ter enganado Ronaldo Soares, O Mistério Público, a CGU e por estar enganando atualmente, simultaneamente, RObson Faria e Rosalba, prometendo simultaneamente aos dois o seu apoio para a candidatura de Governador, enganou também o povo da cidade, que acreditou nas mentiras sustentadas pela mídia de Assu, regiamente paga com o dinheiro do contribuinte da Prefeitura.

    Vejam o conjunto da obra:
    1) As obras que vinham a todo vapor, pararam.
    2) As poucas obras que haviam sido entregues, na primeira neblina, a chuva carregou. Aliás, foram as primeiras obras da História destruídas pelas chuvas mesmo em período de seca.
    3) Os cargos comissionados, distribuídos com farturas pela Prefeitura (estima-se em mias de 700) foram todos exonerados já em novembro. Alguns pobres coitados estão desde novembro trabalhando de graça para a Prefeitura, na esperança de serem reconrtados.
    4) O salário do Prefeito foi reajustado, a partir de julho ficará maior que o do Prefeito de Natal.
    5) Sancionou o Projeto de Lei dos vereadores, dos quais o prefeito lidera 15 de um total de 16, instituindo verba indenizatória de R$ 2.500,00 mensais, para cada vereador, além do aumento dos salários a partir de julho.

    E agora pra terminar a "lapada" na população, cancelou o convênio que ajudava os estudantes universitários da cidade se deslocarem para as cidades de Mossoró e Angicos para frequentarem os cursos.

    Agora finalmente o povo nas ruas está dando a resposta ao prefeito. É como diz o velho ditado:

    "Você pode enganaruma pessoa por todo o tempo
    Você pode enganar muitas pessoas por muito tempo
    Mas não pode enganar todas as pessoas por todo o tempo."

    Arimatéia de Assis
    Bairro Vertentes
    arimateiaa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Pois é, meu caro Yordanys.

    Você acaba de descobrir mais uma faceta do Assú de hoje. Realmente lamentável que os que buscam construir seu futuro tenham que esbarrar em gente com postura retrógrada e e miúda.

    Abraços

    Lúcio

    ResponderExcluir